top of page
SERVIÇOS
QUEM SOMOS
PROJETOS

História

Seu nome é Johann Carl Friedrich Gauss, nascido dia 30/04/1777 em Brunswick, Alemanha. Morreu no dia 23 de fevereiro de 1855 de ataque cardíaco, em Gottingen, Alemanha.

            Ele era matemático, astrónomo e físico alemão, criador da geometria diferencial, conhecido como o "Príncipe dos Matemáticos". Aos sete anos entrou para a escola, e logo de cara seu diretor reconheceu sua genialidade. Ele contribuiu muito em diversas áreas da ciência, dentre elas a teoria dos números, estatística, análise matemática, geometria diferencial, geodésia, geofísica, eletroestática, astronomia e óptica.

            Era um desperdício este jovem rapaz não continuar a estudar, portanto, o Duque de Brunswick garantiu seus estudos. Em 1796 descobriu o método de desenhar com régua e compasso o heptadecágono (polígono com 17 lados), que desde o tempo dos gregos os geômetras tentavam desenhar. Publicou Disquisitiones Arithmeticae em 1801, que é um dos livros de matemática mais importante da história da matemática, no qual reúne as ideias que desenvolveu desde os 17 anos de idade. Ainda nesta obra Gauss apresenta a lei de reciprocidade quadrática, classificada por ele, como a "jóia da aritmética".

            Gauss doutorou-se em 1798, na Universidade de Helmstãdt e sua tese foi a demonstração do "Teorema fundamental da Álgebra", provando que toda equação polinomial f(x)=0 tem pelo menos uma raiz real ou imaginária e para isso baseou-se em considerações geométricas.

            Seus estudos tiveram início formal em 1829, sobre o campo magnético terrestre, porém Gauss mostrou pouca experiência para realizar medições, o que tornou valiosa a colaboração de Weber, um jovem e brilhante físico. Juntamente com ele, em 1833, John chegou às leis de Kirchoff e antecipou várias descobertas na eletricidade, estática, térmica e da fricção, porém não publicaram resultados, pois seus interesses estavam voltados ao eletromagnetismo terrestre.

            Em 1830, Gauss publicou o "PRINCIPIA GENERALIA THEORIARE FIGURAE FLUIDORUM EN STATU AEQUILIBRII" que foi uma importante contribuição para o campo da capilaridade e teve um importante papel no cálculo de variações, pois foi a primeira solução envolvendo integrais duplas, condições de contorno e limites variáveis.

            Em 1832 Gauss apresentou à Academia o "INTENSISITAS VIS MAGNECTICAE TERRESTRIS AD MENSURAM ABSOLUTAM REVOCATA", em que aparece pela primeira vez o primeiro uso sistemático de unidades absolutas (distância, massa, tempo) para medir grandezas não mecânicas.

            Gauss foi nomeado membro da Royal Society em 1804 e recebeu Medalha de Copley em 1838. Em outubro de 1839, Johann voltou-se a estender seus conhecimentos no campo da física, começando a trabalhar em problemas de física teórica, especialmente em mecânica, acústica, óptica e cristalografia.

            No ano de 1841, Gauss terminou o 'DIOPTRISCHE UNTERSUCHUNGEN, no qual ele analisa o caminho da luz através de um sistema de lentes e mostrou entre outras coisas, que qualquer sistema é equivalente à escolha correta de uma única lente. Gauss dizia que esta teoria era de seu conhecimento há quarenta anos, porém ele as considerava muito elementares para serem publicadas, sendo que esta teoria foi tida como um de seus melhores trabalhos, por parte de um de seus maiores biógrafos.

​Período histórico do personagem: Guerras Napoleônicas (1803 -1815), Revolução Francesa (1789-1799), Idade Moderna (1453-1789), Idade Contemporânea (1789-...).

Geografia

Nacionalidade: Alemã

Moeda: Brunswick-Lüneburg 1 pfennig, 1768-1821.

Localização: Brunswick, Alemanha – Europa – Ocidente.

Clima: Em Brunswick, o verão é agradável e de céu parcialmente encoberto; o inverno é longo, muito frio, de ventos fortes e de céu quase encoberto. Ao longo do ano, em geral a temperatura varia de -1 °C a 24 °C e raramente é inferior a -9 °C ou superior a 30 °C. A estação morna permanece por 3,2 meses, de 2 de junho a 8 de setembro, com temperatura máxima média diária acima de 20 °C. A estação fria permanece por 3,8 meses, de 16 de novembro a 11 de março, com temperatura máxima diária em média abaixo de 8 °C.

Vegetação: É marcado pelas largas planícies do norte, que delas, já na parte central do país, sobem elevações que se transformam em montanhas até os Alpes Bávaros. É nesta cadeia de montanhas que encontramos o ponto mais alto da Alemanha, o Zugspitze, que atinge quase 3000 metros de altura.

A Alemanha possui paisagens variadas: de praias a picos nevados o ano inteiro. Difícil é encontrar alguma extensão de terra não explorada economicamente, seja com agricultura, silvicultura, pecuária ou turismo. Planícies e colinas marcam o norte. Raros locais ultrapassam os 200 metros de altitude. A vegetação de campo predomina, mas há também pântanos e charnecas.

Conto

Era apenas uma ida ao mercado...

            Em uma tarde fria e nublada no inverno rigoroso de Londres, na Inglaterra, Blake Gray curtia seu dia em casa no ano de 2020, correspondente ao período da quarentena que ocorria de forma global, devido ao COVID-19, descoberto na China em dezembro do ano de 2019, espalhando-se progressivamente pelo mundo, assim sendo classificada como uma pandemia. A doença ainda não possuía cura.

            Durante as manhãs, Blake comparecia as aulas online e realizava suas tarefas, às tarde, dedicava-se arduamente aos estudos, pois um dia sonhava em ser cientista. Quando o coronavírus ainda não possuía reconhecimento mundial, Gray aproveitava os finais de semana com seus amigos, porque nas tardes e noites após suas aulas, focava nos estudos.

            Mrs. Gray necessitava fazer as compras do mês, porém estava em uma reunião de trabalho, portanto pediu ao seu filho para realizá-las. Blake não teve escolha diante a situação, então pegou seu celular e a lista com as compras e foi às pressas ao mercado. Blake percebeu que havia esquecido as sacolas ecológicas e viu que seu celular estava descarregado, então seu único meio de comunicação era através de uma cabine telefónica.

            Assim que Blake entrou na cabine, pegou o telefone e tentou discar para o número de sua casa. Porém, escutou uma voz misteriosa chamando pelo seu nome.

­            - Mr. Gray, necessitamos que não desligue o telefone neste momento. O assunto que temos para abordar é confidencial e coloca a sociedade em grande risco.

            O menino como todo jovem que sonha em ser cientista, era um tanto quanto curioso, portanto, não desligou o telefone.

            - Por meio desta ligação, decidimos...

            - Isso só pode ser piada, quem são os patetas que estão fazendo esse tipo de brincadeira? –Blake perguntou confuso.

            - Mr. Blake, não é nenhum tipo de piada. Queríamos te explicar sobre a Control Z. É uma empresa que trabalha com invenções futurísticas para que a sociedade avance rapidamente. Estamos te convocando para participar de nossa nova invenção, a famosa “máquina do tempo”. Observamos-te frequentemente e sabemos que o senhor possui a meta de ser uma personalidade conhecida, então concluímos que você seria a pessoa ideal para tal experimento.

            - O que vocês estão achando que eu sou? Que eu sou um rato de laboratório? Uma cobaia qualquer? Faça-me o favor.

            - Mr. Gray, apenas precisamos que disque uma época na qual gostaria de presenciar, do passado ou futuro. Mas lembre-se, o senhor possui apenas um dia em qualquer época que escolher, caso contrário, o senhor ficará preso no tempo.

            - Então eu aceito. – Disse muito empolgado. Portanto, decidiu seguir os comandos da voz que o chamava, e discou a época que seu físico/matemático Johann Carl Gauss estava no auge de sua carreira, no ano de 1840.

            O piso da cabine telefônica se desintegrou sob seus pés, fazendo com que Blake caísse num vácuo infinito, presenciando acontecimentos históricos famosos e vivenciando a regressão dos anos pela sua frente. Quando ele chegou ao ano desejado ficou animadíssimo, pois não via a hora de conhecer Carl.

            Vagou por Brunswick a procura de seu ídolo. Em sua busca, encontrou um lugar belo e característico da época. Para sua surpresa, Blake encontrou John passeando pelo palácio de seu velho amigo, Carlos Guilherme Fernando, Duque de Brunsvique-Volfembutel como uma lembrança de seu antigo amigo.

            O jovem ficou em êxtase ao ver alguém que apreciava por toda sua vida, Carl realmente não entendeu o que estava acontecendo e não sabia se levava em consideração as coisas que o menino o falava, ou se o ignorava.

            - Johann Carl Friedrich Gauss? Não acredito. Eu te admiro desde que me entendo por gente. Seus trabalhos são incríveis!

            - O que você está querendo dizer com isso, menino? –Diz Gauss confuso diante a tal situação.

            Logo em seguida Blake percebe que estava em 1840 e que os trabalhos de Carl não eram famosos nessa época então ele se explicou:

            - Desculpe, não me apresentei, meu nome é Blake Gray, e minha mãe já ouviu falar de seus feitos para a ciência e a matemática. E eu sonho em um dia ser um cientista como o senhor. Poderia me contar um pouco sobre você e sua trajetória na ciência em geral?

            - Vós me assustastes. Queres saber um pouco mais sobre mim? Tudo bem, porém faremos um passeio por minha majestosa cidade.

            - Sim, vamos agora, por favor – clamou o jovem ansiosíssimo.

            - Comecei minha vida de uma forma muito humilde, iniciando meus estudos aos 7 anos de idade, porém, necessitei me retirar da escola, pois minha família não possuía condições de me manter lá. Portanto, Carlos Guilherme Fernando, Duque de Brunsvique-Volfembutel, dono deste belo palácio, pensou que minha saída da escola seria um desperdício pelo meu desempenho na época.

            Carl e Blake vagando pela cidade, passaram por alguns pontos turísticos enquanto Carl explicava cada um deles.

          - O ponto turístico mais famoso da cidade é o Leão de Brunswick. Foi criado entre 1164 e 1176. O monumento foi a primeira grande escultura destacada da Idade Média. Sempre obtive grande interesse e curiosidade a coisas relacionada à ciência, independente da área que era estudada, o mesmo para matemática.

            - Desde pequeno gostei muito de ciências e matemática, minha mãe percebeu o gosto que eu possuía pela área e sempre fez de tudo para que eu estudasse nas melhores escolas e realizasse minha meta daqui a alguns anos. –Afirmou Blake.

            - Meu primeiro trabalho de certo nível de importância, foi aos 21 anos, desenvolvido desde os meus 17. Publiquei um livro cujo nome é “Disquisitiones Arithmeticae”, que fala sobre a teoria dos números. Em 1830, publiquei outro livro PRINCIPIA GENERALIA THEORIARE FIGURAE FLUIDORUM EN STATU AEQUILIBRII”, que foi a primeira solução envolvendo integrais duplas, condições de contorno e limites variáveis. O ponto mais importante da minha carreira até os dias de hoje, ocorreu quando fui nomeado membro da Royal Society em 1804 e recebi a Medalha de Copley em 1838.

            - Estou sem palavras para tanta dedicação e intelecto, acho que nunca conseguiria pensar em algo tão genial assim. – Disse Gray encantado por ver sua inspiração cara a cara.

            - Não desista, menino. Existe espaço para todos na ciência. – Afirma Carl.

            - Mas eu ainda não compreendi, de onde você é? E que roupas são essas? Tenho muitas perguntas para você também.

            - Gauss, tenho que te explicar algo que pode alterar muitas coisas daqui para frente, mas não sei se é uma boa ideia...

            - Diga logo o que tem a dizer, menino. Daqui a pouco pode ser muito tarde. – Gauss, como todo cientista, é curioso e precisava saber a origem do menino.

            - Eu sou... – Blake sente alguma espécie de pressão em seu corpo e não entende na hora o que estava acontecendo com ele.

            Poucos segundos depois, Gray se depara com a mesma cabine telefônica na qual foi transportado para Brunsvique, e percebe que é hora de voltar.

            - Johann, eu tenho que partir agora, mas antes de tudo, quero te agradecer por ser quem é hoje, ou futuramente.

            - O que está acontecendo aqui? Futuramente? Como assim?

            - Não há tempo para explicações. Adeus, Gauss.

            Blake entra na cabine telefônica e disca “2020”, o ano atual. Automaticamente, aparece uma espécie de fumaça, assim fazendo com que Carl não enxergasse o que estava acontecendo dentro da cabine.

            - Muito bem, Mr. Gray, a viagem foi um sucesso. Agora, retornará para sua residência e continuará sua vida normalmente, sem contar a ninguém o que aconteceu hoje, caso contrário, sofrerá as devidas consequências. – Afirma a voz misteriosa pertencente à Control Z.

            - Eu que agradeço a vocês. Poderei voltar outras vezes? – Questiona o menino.

            - Se precisarmos de sua ajuda novamente, entraremos em contato. Obrigada, Mr. Gray. Pode se retirar da cabine.

            Blake saiu da cabine, e não fazia ideia do seu futuro dali em diante.

​

Religião

Religião dele: Luteranismo - é a doutrina protestante, vertente do Cristianismo, pregada por Martinho Lutero, que acredita que a salvação das pessoas consiste na sua fé.

            Os ensinamentos da Igreja Luterana estão reunidos no Livro de concórdia, o qual contém preces e documentos que explicam a fé, incluindo o documento chamado Confissão de Augsburgo, que traz as crenças básicas do luteranismo. Como todos os protestantes, os luteranos acreditam que a Bíblia é a palavra de Deus escrita. Para eles, ela contém a única fonte de verdade sobre como as pessoas devem levar sua vida. Os luteranos também acreditam que as pessoas serão salvas pela sua fé em Deus, e não pelas coisas que fizera.

            O Idealismo alemão foi uma das orientações filosóficas mais influentes da história. O idealismo abrange todas as doutrinas das ideias, tais quais as conhecemos desde Platão. A rigor, porém, possui ao menos três características distintivas: ontológica, epistemológica e ética. Como ética, propõe concepções normativas da fundamentação e justificação da ação humana, da práxis, a partir da razão, de princípios racionais.

            Valores Morais: A matemática é a rainha das ciências: a aritmética é a rainha da matemática - K. F. Gauss, in: Disquisitiones Arithmeticae.

            Os encantos dessa sublime ciência se revelam apenas àqueles que tem coragem de irem a fundo nela.

Frases Célebres

            “Deus faz aritmética.”

            “Não é o conhecimento, mas o ato de aprender, não a posse mas o ato de chegar lá, que concede a maior satisfação.”

            “O problema de distinguir números primos de números compostos e decompor os compostos em fatores primos é conhecido com o mais importante e útil na aritmética.” —  Carl Friedrich Gauss

            “Devemos admitir com humildade que, ao passo que os números são puramente produtos de nossas mentes, o espaço tem uma realidade fora de nossas mentes, de modo que não podemos descrever completamente suas propriedades a priori.”

Fontes

Grupo: Luana Petrocelli, Ana Beatriz Spitz, Luiza Bacelar

Turma: 9B 

bottom of page